quinta-feira, 26 de julho de 2012

O que é Roller Derby?

Roller derby é um esporte de contato (muito contato!) e predominante feminino! Não que homens não possam participar, pelo contrario, sempre tem um espacinho para o sexo masculino para nós ajudar. Esses espaços são preenchidos no papel de Coachs (treinadores), Reff’s (árbitros), NSOs (non-skating officials) e colaboradores.
As Derby Girls são conhecidas por se expressarem através de suas tatuagens, maquiagem e são cheias de atitudes.





Enfim, vamos falar sobre o esporte...          
O jogo acontece em uma pista oval que pode ser Flat Track (pista plana) ou Banked Track (pista inclinada).
Com duas equipes, cada uma com 5 jogadoras, divididas em 4 Blocker (bloqueadora), sendo uma delas a Pivot (Capitã do time – é identificada através de uma faixa no capacete) e uma Jammer (atacante que marca pontos – é identificada através de uma estrela no capacete). O principal objetivo do jogo basicamente é fazer com que a Jammer (única que pontua) dê o maior numero de voltas possíveis nas Blockers e Pivot do time oposto.
O papel das Blocker e da Pivot é evitar a passagem da Jammer adversária e ajudar a sua Jammer a pontuar.



A partida é composta por largadas de dois minutos chamadas de Bouts. No intervalo de cada Bout há 30 segundos para as equipes se posicionarem para o próximo.
O conjunto de Bouts compõe uma JAM que dura 30 minutos, uma partida inteira de roller derby tem duas JAMS com intervalo de 15 minutos entre elas. 

O que precisa para praticar roller derby?  
   
Para fazer parte de uma liga você vai precisar de:  


 
Quem pode ser tornar uma Derby Girl?

Qualquer garota pode participar! Magra, gorda, alta, baixa, qualquer uma! (desde que tenha duas pernas e dois braços é claro :p) 
Roller Derby é um esporte extremamente democrático. Você pode ser a menina mais sedentária da cidade, se você realmente curtir o esporte, já era, ta dentro!    
Claro que tem algumas regrinhas, cada liga tem a sua, mas algo que é primordial: ter comprometimento, força de vontade e ser participativa. Afinal o roller derby de verdade não é que nem no filme Whip It (Garota Fantastica), tudo lindo e perfeito. Nós treinamos toda semana, nós machucamos, ficamos com dores durante a semana toda, não saímos de casa para tirar fotos e por em redes sociais e mostra pra toda galera o quanto somos “iradas” e alternativas. Roller Derby é um esporte sério e assim como a Beach Zombie Rollergirls, todas as outras ligas querem que esse esporte cresça e seja reconhecido por todos!
Então antes de entrar pra uma liga, pense bem, aqui é vida real e precisa de um comprometimento sério!      




Abaixo segue um video bem legal...





Nenhum comentário:

Postar um comentário